Presidente do Legislativo de Cabeceiras participa do 1º Encontro de Presidentes de Câmaras do Piauí

O evento está sendo realizado no auditório da APPM.
Aconteceu nesta quinta-feira (21), o I Encontro de Presidentes de Câmaras do Estado do Piauí. O evento realizado pelo portal R10 em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), gratuito e realizado no auditório da APPM, na zona sul de Teresina.
Diversas palestras foram ministradas com o intuito de tirar dúvidas dos vereadores, e promover discussão sobre o papel dos parlamentares e o fortalecimento do legislativo no pacto federativo.
O presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), Rogério Rodrigues da Silva, comentou a importância do evento para os vereadores dos municípios.
“É um momento muito oportuno para que os presidentes das câmaras municipais possam interagir em uma troca de experiência e sobretudo que as câmaras possam buscar o fortalecimento. As câmaras municipais são a base da pirâmide política brasileira. O legislativo é o poder mais próximo do cidadão. Esse evento busca a qualificação do principal ator na política brasileira que é o vereador. O vereador tem que ser qualificado, precisa aprimorar seus conhecimentos para que ele possa efetivamente ter condições de desenvolver um trabalho mais efetivo”, destacou.
O advogado Fábio Viana, especialista em Direito Eleitoral e previdenciário disse que o encontro “busca agregar, acima de tudo os presidentes de câmaras, pautados e voltados para uma boa gestão. Principalmente pra sair dessa crise que o país passou nos anos de 2016 e 2017. Então, essa reunião em torno dessas palestras, que a APPM junto com o portal R10 está realizando, é de grande importância para todos os municípios”.
O palestrante advogado Lívio Santos, mestre em direito – área tributação – também comentou a importância do evento. “O evento é muito importante porque demonstra o papel da câmara dos vereados no incremento de receita e de forma a superar a crise financeira que os municípios passam. Iremos tratar um pouco sobre os tributos de competência municipal, do pacto federativo, distribuição de receitas e mais alguns temas que envolvem a parte política também”, disse.
Fonte: R10
Comentários
