Cabeceira/PI,  22 de setembro de 2020
 

16 de novembro de 2017 Informações da Postagem: Por Apolo Araújo Imprimir Postagem

SINDPESCA de Cabeceiras reúne associados para discutir o recadastramento e a piracema

A reunião aconteceu na manhã desta quinta, (16/11), na sede da entidade, no Bairro São Luis e na ocasião, foi realizado o recadastramento dos pescadores e pescadoras artesanais do município, já no novo sistema do RGP – Registro Geral de Pesca.

O encontro que contou com a participação de mais de 200 pescadores e pescadoras que realizam suas atividades nos rios da região, principalmente nos rios Maratoan e Longa, que banham o município. Eles aproveitaram o momento para se ativarem no sistema RGB e assinaram o requerimento do Seguro Defeso para a o período da Piracema 2017/2018 quando é proibida a pesca. A presidente Raimunda Lima, garante que a primeira de 4 parcelas do Seguro Defeso já deverá sair nos próximos meses, para aqueles pescadores que já foram recadastrados no sistema RGB.

Para Raimunda Lima, esse momento é importante tanto para os pescadores quanto para a entidade. “Com essa aproximação cada vez maior com nossos associados, ganhamos mais abertura para desenvolver um grande trabalho em equipe. Os pescadores durante a reunião tiveram a oportunidade de falar das suas dificuldades e tirar dúvidas”.

Um dos principais questionamentos feito pelos pescadores durante o diálogo foi se o INSS irá pagar o seguro defeso, valor pago com recursos do Governo Federal aos profissionais que precisam paralisar suas atividades durante a piracema.

Para nós é um ganho reunir todas essas pessoas. Nesse momento podemos tirar dúvidas e entender numa conversar mais informal as resoluções e normativas que nos afetam. “Tem lei que vem de cima para baixo e cabe a nós somente obedecê-las, mas por meio desse diálogo a gente constrói as regras juntos, porque não é a gente que degrada a natureza, nós estamos do mesmo lado, também atuamos como fiscais, mas sem farda, que está o tempo todo cuidando da fonte que nos mantem vivos, disse a Presidente Raimunda Lima”.

 


Comentários

icone Facebook
%d blogueiros gostam disto: