Cabeceira/PI,  28 de novembro de 2020
 

5 de dezembro de 2017 Informações da Postagem: Por Apolo Araújo Imprimir Postagem

Uso exagerado de celulares e computadores pode ocasionar miopia

Estilo de vida atual, especialmente dos jovens, tem provocado aumento nos diagnósticos da doença.

Segundo pesquisa divulgada pelo o Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO) em Barcelona, o uso exagerado de celulares e computadores favorecem o aparecimento de problemas na visão, como a miopia; acometendo inclusive pessoas que não estão predispostas a sofrer desse problema.

A miopia afeta a capacidade das pessoas de focarem objetos distantes, tornando a visão borrada. O oftalmologista Dr. Artur Pereira Filho, conta que o aumento desse problema também acontece pelo o estilo de vida atual. “As pessoas atualmente passam mais tempo em lugares fechados, onde se tem muita luz artificial, ou seja, há um excesso de visão de perto e se utiliza pouca visão de longe”, conta o médico.

Outro fator importante que causa a miopia é a hereditariedade, que segundo o especialista pode ser constatada ainda na infância. “A doença geralmente é diagnosticada entre os oito e 12 anos. Os olhos ainda estão em processo de desenvolvimento nessa idade, por isso a forma deles pode mudar”, afirma o oftalmologista.

O médico faz um alerta sobre os principais sintomas da miopia. “Os sintomas geralmente são percebidos em situações do dia a dia como: se sentar mais perto da televisão, tela de cinema ou nos primeiros lugares da sala de aula. Nas leituras colocar o livro muito próximo ou ainda piscar excessivamente e esfregar os olhos com frequência”, alerta.


 Dr. Artur Pereira Filho, oftalmologista

O tratamento da doença pode ser feito com o uso óculos, lentes de contato e cirurgias. O especialista afirma que após o diagnóstico é necessário proteger e cuidar da visão.

O objetivo do tratamento da miopia é ajudar a focar a luz do jeito certo na retina através do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa. Mas é necessário que as pessoas busquem uma vida saudável como, não passar muito tempo utilizando computadores, celulares, ou realizando outras atividades do dia a dia utilizando a visão de perto, proteger os olhos do sol e principalmente ir ao oftalmologista regularmente”, finaliza.

Fonte: Acesse Piauí


Comentários

icone Facebook
%d blogueiros gostam disto: