Secretária de Saúde de Cabeceiras emite nota de esclarecimento sobre hipoclorito de sódio com validade expirada

Por Sec. Comunicação Social
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Para fins de publicidade e transparência, a Secretária Municipal de Saúde de Cabeceiras do Piauí, Ana dos Santos Mota, informa a todos que nas ações de combate à dengue, o Ministério da Saúde, juntamente com o Governo do Estado, através da 5ª Regional de Saúde de Campo Maior, distribuiu ao município de Cabeceiras uma quantidade grande do produto hipoclorito de sódio, acima da necessidade do município e com a validade muito próxima do seu vencimento, para que o município fizesse às ações no combate ao mosquito da dengue, e assim foi feito pelos Agentes de Endemias e de Saúde. Inclusive após comunicação com a 5ª Regional de Saúde de Campo Maior e explicação do fato, esta autorizou a devolução do hipoclorito de sódio vencido e nos comunicou que emitirá uma nota sobre o caso.
A 5ª Regional de Saúde de Campo Maior recomenda a utilização do hipoclorito de sódio no combate ao mosquito da dengue mesmo com data de validade vencida, menos para aplicação em água para consumo humano, mas tendo em vista o uso político do caso, Cabeceiras devolverá todo o produto que veio a mais, além da necessidade do município. Inclusive já solicitamos nova remessa de hipoclorito de sódio de acordo com a necessidade da população e com validade segura para as ações de combate ao mosquito da dengue para o restante do ano de 2018, estas ações são contínuas e não podem parar. A secretária informa ainda, que o mais importante são as ações educativas feitas no município para que o mosquito não prolifere.
Ressaltamos mais uma vez que o município de Cabeceiras não compra o hipoclorito de sódio, recebe do Ministério da Saúde e que município tem feito religiosamente as campanhas no combate ao mosquito da dengue, tanto que não temos casos da doença na cidade.
Atenciosamente
Ana dos Santos Mota
Secretária Municipal de Saúde
VEJA OFÍCIO DE DEVOLUÇÃO ENVIADO A 5ª REGIONAL DE SAÚDE DE CAMPO MAIOR
Comentários
