Cabeceira/PI,  17 de junho de 2021
 

23 de agosto de 2018 Informações da Postagem: Por Apolo Araújo Imprimir Postagem

Ex-prefeito, atual diretor da Adapi, e empresários são presos na Operação Escamoteamento

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23/08) a 3ª fase da Operação Escamoteamento, que é um desdobramento da investigação iniciada no município de Cocal. A investigação tem como foco o desvio de recursos públicos da cidade de Buriti dos Lopes, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos, desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.

Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e dezesseis de buscas e apreensões.

    Foto: Divulgação/PRF-PI

ÓRGÃOS ENVOLVIDOS
A operação, que é comandada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Piauí), conta com o apoio e participação no cumprimento dos mandados, da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí e Polícia Militar do Piauí, além do Ministério Público do Estado do Ceará.

BLOQUEIO DE BENS
Também foi requerido pelo Ministério Público do Piauí o bloqueio no total de R$ 8.388.822,64 de bens dos investigados, valor este inicialmente detectado de prejuízo ao erário.

Os referidos mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Única de Cocal.

FRAUDES NOS MUNICÍPIOS
A Operação Escamoteamento teve como base fiscalização da CGU, que apurou a existência de empresas “fantasmas” contratadas de forma fraudulenta, entre 2013 e 2015, no município de Cocal (PI). Os desvios – que incidem sobre recursos federais, estaduais e municipais – tinham o envolvimento, conjunto e articulado, de servidores da Prefeitura e de representantes de empresas (sem capacidade operacional e algumas sem sede física). O prejuízo estimado, nas primeiras fases, é da ordem de R$ 18 milhões.

EX-PREFEITO É PRESO
Policiais cumpriram mandado de busca e apreensão nas residências do ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PSD). Ele foi preso na sua casa na Zona Leste de Teresina e encaminhado para a sede da Greco.

Bernido é o atual diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e foi prefeito de Buriti dos Lopes entre 2013 a 2016. Ele tentou a reeleição, mas acabou perdendo.

Bernildo Val
Bernildo Val 

CINCO EMPRESÁRIOS JÁ FORAM PRESOS
Cinco empresários também foram presos na operação por associação criminosa, fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro.

Um dos empresários é Carlos Kenede Fortuna Araújo, que foi preso em outra fase da Escamoteamento, mas respondia em liberdade.

Funcionários públicos, um engenheiro e um ex-secretário de Viçosa (CE) também estão presos.

VEJA MAIS FOTOS DA OPERAÇÃO

     Foto: Divulgação/PRF-PI
    Foto: Divulgação/PRF-PI
    Foto: Divulgação/PRF-PI

Fonte: 180 Graus


Comentários

icone Facebook
%d blogueiros gostam disto: