Cabeceira/PI,  5 de dezembro de 2020
 

16 de outubro de 2018 Informações da Postagem: Por Apolo Araújo Imprimir Postagem

JN destaca app Salve Maria criado no Piauí, usado para denunciar violência contra mulher

A edição desta segunda-feira (15/10) do Jornal Nacional, na Rede Globo, destacou os resultados do aplicativo Salve Maria, desenvolvido pela secretaria de Segurança do Piauí, que tem ajudado mulheres vítimas de violência a denunciarem seus agressores.

Um dos casos foi de Layana Araújo, que contatou uma advogada para denunciar que estava sendo vítima de cárcere pelo marido. Andreia Galvão, para ajudar, então baixou no celular o app Salve Maria, que usou para acionar a polícia, fazendo com que Layana fosse resgatada em menos de uma hora e meia, em ação que culminou na prisão do seu companheiro.

“Eu nunca me imaginei naquela situação ali, e ver minha filha presenciar era o que mais doía em mim. Eu acho que doía mais do que as pancadas mesmo que eu tinha levado”, contou Layana (foto abaixo) à reportagem de Neyara Pinheiro.

O app conta com um botão do pânico, que toca nas centrais da Polícia Militar. A orientação é que estes casos sejam atendidos imediatamente. “É preciso que a sociedade compreenda que em briga de marido e mulher, se mete a colher. É preciso meter a colher e romper com essa cultura machista. A gente vai estar salvando vidas”, diz a delegada Eugênia Villa, da secretaria de Segurança.

Botão do pânico e como baixar
Lançado em março de 2017, o Salve Maria pode ser baixado gratuitamente pela Apple Stores ou Play Store, em aparelhos de celular smartphones. Desde que foi criado, já foi acionado em 27 cidades. A ferramenta pode ser usada para denunciar de modo sigiloso casos de agressão anexando fotos, vídeos, áudios, informando dados da ocorrência como nome da vítima e do agressor, endereço, entre outros detalhes. Quanto ao botão do pânico, quando acionado emite um alerta à Central de Polícia com a localização da denunciante, possibilitando que a viatura policial mais próxima do local possa atender o caso.

Ferramenta premiada
Já despertou o interesse do Departamento de Polícia de Miami (EUA), e pelo segundo ano consecutivo foi vencedor do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2018, na categoria E-Serviços, após concorrer com outras 130 propostas de solução tecnológica focada na Segurança Pública.

Fonte: 180 Graus


Comentários

icone Facebook
%d blogueiros gostam disto: