Cabeceira/PI,  9 de maio de 2021
 

17 de outubro de 2018 Informações da Postagem: Por Apolo Araújo Imprimir Postagem

Se no 2º turno a maioria dos votos forem nulos a eleição é cancelada? O TSE diz o que acontece

Em todo ano de eleições surgem boatos, que na maioria das vezes eles aparecem nas redes sociais. Contudo, esses rumores são difundidos pelas pessoas sem checar a informação e um rumor pode se tornar uma verdade para alguns, se for dito várias vezes. Esse fenômeno tem sido classificado como Fake News.

Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu se pronunciar sobre a situação eleitoral e falatórios equivocados, explicando como funciona a votação.

Entenda como vigoram os votos nulos?

Um famoso boato diz que se a maioria dos votos forem nulos a eleição é cancelada e todos os candidatos são proibidos de concorrer novamente. Embora o fato de um resultado assim indicar forte rejeição aos candidatos, a maioria dos votos nulos não cancela a eleição.

Isso porque, na realidade só são considerados os votos válidos nas eleições, ou seja, a parte que escolheu algum candidato. De acordo com o TSE, os votos brancos e nulos não são contabilizados para decidir quem é eleito, o vencedor das eleições é aquele que alcança mais de 50% dos votos válidos, independente da quantidade.


Comentários

icone Facebook
%d blogueiros gostam disto: