Cabeceira/PI,  9 de maio de 2021
 

8 de novembro de 2018 Informações da Postagem: Por Apolo Araújo Imprimir Postagem

Usina de energia solar contrata mil pessoas para trabalhar no Piauí

O centro do município de São Gonçalo do Gurgueia (826 km de Teresina) foi tomado por milhares de trabalhadores dos municípios do Sul do Piauí, que disputam os mil empregos oferecidos pela empresa Soltec, que está implantando na cidade a Usina de Energia Solar São Gonçalo, em parceria com a empresa de produção de energia solar italiana Enel Green Power.

Os trabalhadores fizeram o cadastro no Serviço Nacional de Empregos (Sine) Piauí, do Governo do Estado, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Piauí.

As pessoas selecionadas nesta primeira fase serão contratadas e passarão por um treinamento, que será dado pela própria empresa, informou o funcionário da Enel, Maurício Vasconcelos.

Segundo ele, os trabalhos de supressão vegetal foram iniciados e a previsão é de que a Soltec inicie os primeiros trabalhos em 1º de fevereiro.

Segundo ele, cerca de mil trabalhadores serão contratados, inicialmente, e conforme a necessidade as empresas vão chamando os candidatos cadastrados pelo Sine até sexta-feira.

A Soltec informou que há vagas para ajudante de obra, auxiliar de limpeza, carpinteiro, eletricista de manutenção, encarregado de manutenção, encarregado de obras, mecânico de máquinas pesadas, mecânico soldador, montador, motorista de caminhão guindaste, motorista de comboio, motorista de veículo leve, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor e servente.

A Polícia Militar estimou em quase mil pessoas as pessoas que se cadastraram no Sine durante o primeiro dia em São Gonçalo do Piauí.

A coordenadora do Sine, Poliana de Sousa, disse que a capacidade de atendimento diário é de até 400 pessoas.

“As pessoas que se enquadram nas vagas disponíveis já estão sendo encaminhadas para entrevista no escritório da empresa, aqui mesmo na cidade. Aqueles que não se enquadrarem no perfil dessas vagas permanecerão cadastrados e as próximas empresas a participarem do processo de construção poderão chamar essas pessoas”, informou Poliana de Sousa

Para efetuar o cadastro, os candidatos devem ter em mãos documentos pessoais, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, título de eleitor, comprovante de quitação militar (homens) e comprovante de residência.

“Quem não tiver a Carteira de Trabalho em mãos fará apenas fazer o cadastro, mas não poderá participar da entrevista, pois para contratar a empresa exige o documento”, falou Poliana de Sousa.

Com a previsão de início dos trabalhos de uma outra empresa, a HP Terraplanagens, o SINE já tem previsão de retornar ao município já no início de dezembro.

A empresa Enel Green Power Brasil Participações informou que a usina fotovoltaica São Gonçalo, terá capacidade de 475 MW. O investimento será de US$ 390 milhões na construção do novo parque solar, equivalente a R$ 1,4 bilhão.

“O início da construção desta planta fotovoltaica fortalece a nossa liderança no setor brasileiro de energias renováveis e confirma mais uma vez a importância que damos ao desenvolvimento da energia solar no país”, afirma Antonio Cammisecra, responsável da Enel Green Power, linha global de negócios de energias renováveis do Grupo Enel.

Quando estiver em plena operação, a planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, e evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO² na atmosfera.

Da capacidade instalada total de 475 MW, 388 MW foram conquistados pelo Grupo Enel no leilão brasileiro A-4, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado. Enquanto a capacidade restante, de 87 MW, será destinada ao mercado livre de energia.

A Enel Green Power, linha de negócios de Energia Renovável do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A empresa é líder global no setor de energia verde com uma capacidade gerenciada de cerca de 43 GW em um mix de geração que inclui eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas renováveis.

Fonte: Meio Norte


Comentários

icone Facebook
%d blogueiros gostam disto: